Fotos: Arquivo Pessoal
O carinho pela família pode ser classificado como o maior legado da dona
de casa Annely Pierina Colpo dos Santos, 82 anos. Ela nasceu no distrito de Arroio do Só, no interior de Santa Maria, onde morou por muitos anos. Do casamento de seis décadas com Francisco Silveira dos Santos, ela teve três filhos, Roseli de Fátima, 56 anos, Rogério, 51 e Robson Colpo dos Santos, 47.
Em 2014, a família, que se tornou
mais completa com a chegada dos netos Ruan dos Santos, 29 anos, e Ruandria Fernandes, 26, se mudou para Camobi. Annely tinha também uma bisneta, Manuela de Rosso Rodrigues, 8.
Para Francisco, ele e Annely eram uma só pessoa:
- Eu e ela estávamos sempre juntos. Adorávamos ir em rodeios e a festas da nossa comunidade. Nunca tivemos uma briga - conta.
A assistente administrativa Ruandria lembra que Annely era bastante franca nas opiniões e conselhos, porém, não era rude. Segundo a neta, ela sabia ensinar com sinceridade sem perder a gentileza:
- A vó era honesta, mas também era muito delicada. No dia a dia, ela tinha sabedoria para agir com calma e era cuidadosa ao tratar as pessoas. Sentiremos muito a falta dela.
Entre os dons e costumes da matriarca, estava o zelo com a casa e o amor pela culinária. Ruandria conta que o capricho da avó nos cuidados do lar era impecável. Ela acrescenta que a dedicação da avó era exemplo a quem convivia com ela.
Para a neta, ficam as lembranças dos momentos vivenciados com Annely:
- Nossa família é pequena. Esse é um dos motivos para gostarmos tanto de estarmos juntos, principalmente com a vó.
Roseli aprendeu com a mãe que o amor e a atenção com os familiares deve ser prioridade.
- A mãe nos ensinou a dar valor às amizades, a colocarmos as pessoas em primeiro lugar. Ela era muito amorosa - emociona-se Roseli.
Annely Pierina Colpo dos Santos faleceu em 18 de abril devido a uma parada cardíaca. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério de Arroio do Só.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
18/4
Eva de Lourdes Weber, 85 anos,
sepultada no Cemitério Santa Rita
Santa Adelia da Rosa Porto, 75 anos,
sepultada no Cemitério Jardim da Saudade
Conceição Lopes Riccordi, 56 anos,
sepultada no Cemitério Santa Rita
22/4
Daltro Adão Schopf, 73 anos, sepultado
no Cemitério Municipal de Jaguari